Pelo menos 60 estudantes do campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Caçapava do Sul, na Região Central, foram agredidos por caminhoneiros durante o bloqueio da BR-392 na manhã desta sexta-feira. De acordo com os estudantes, a manifestação era contra o sucateamento da instituição, que vem enfrentando diversos cortes financeiros que impedem a manutenção dos campi. Segundo eles, colaboradores contratados por terceirizadas estão sendo demitidos.
Assista ao vídeo:
Estudantes ocupam escola Cilon Rosa em Santa Maria
– Nós já não temos Casa do Estudante, Restaurante Universitário, e a estrutura vem se tornando cada vez mais precária, inviabilizando o ensino – disse Mateus Kroth, estudante de geologia na instituição.
Poder público diz monitorar escolas ocupadas e não prevê ações como reintegração de posse
Dos R$ 84 milhões orçados para este ano, apenas R$ 34 milhões serão disponibilizado para a instituição. É um corte de 59% no recurso financeiro que seria destinado para 10 campi em 10 municípios gaúchos. Apesar de não haver suspensão de atividades, algumas das 33 obras em andamento serão paralisadas de acordo com a reitoria.
Por conta disso, os estudantes resolveram bloquear a BR-392, no acesso ao município de Caçapava do Sul, indefinidamente, por volta das 11h, como forma de chamar a atenção para o problema que a Unipampa enfrenta.
A rodovi"